Primeiro post não podia ser outro senão dedicado a economia...
Isso é para você leitor que não entende a famosa língua dos economistas, estou aqui para tornar o entendimento um pouco mais fácil...
Como todo bom economista não poderia deixar de falar sobre ele... o grande economista (para uns) péssimo (para outros) John Maynard Keynes .
Antes de falar um pouco mais de Keynes, vou partir para a Economia Liberal...
Economia Liberal, conceituada por Adam Smith, foi originada por dois economistas François Quesnay e Vincent de Gournay... chega de blá blá blá pois quem conceituou ou quem deixou de conceituar não vai fazer diferença para o que estou tentando dizer, que de fato é bem simples.
Economia Liberal é um sistema aonde o mercado dita as próprias regras para o seu funcionamento sem a intervenção do estado, ou seja, o mercado regula sozinho.
A pergunta é, aonde eu Cibele quero chegar com esses conceitos de economia?
Bem simples, que o governo intervém na economia, e conseqüentemente prejudica nós, pobres trabalhadores, com a redução da taxa de juros, quando convém para o governo reduzir, com impostos sobre impostos que somos obrigados a pagar, com leis idiotas e incabíveis aonde o governo decide o que é bom para a população, ou seja, somos manipulados pelo governo, não só economicamente. Então você que considera o governo fundamental na sua vida, que sem ele nós não sobrevivemos você está muito enganado.
Foi por isso que comecei a falar de Keynes, pois foi ele quem teve a brilhante idéia, através de calculo, gráficos (Economia não é calculo) que um determinado país precisa sim, da intervenção do governo para conter as crises econômicas, resumindo ele é o culpado do governo se tornar uma máquina interventora na sociedade ditando regras e dizendo o que é bom ou ruim para a sociedade.
Então meus caros, não adiantam se iludir, achar que o governo é uma maravilha, que ele cuida da sociedade e tudo mais, ele não é tudo isso, apenas interfere em nossas vidas e na nossa economia.